A interação entre humanos e os demais seres vivos tem sido produtiva, ao longo da nossa existência, mas atividades prejudiciais a essa relação, que geram desequilíbrio, têm alto e prejudicial impacto sobre a vida. É nesse contexto que surge o conceito One Health. Continue lendo para entender mais sobre o tema.
O que é o conceito One Health?
O conceito de Saúde Única, ou One Health, é uma abordagem colaborativa, multissetorial e transdisciplinar da Saúde, que integra os cuidados com humanos, animais e o meio ambiente.
Essa abordagem, que vem se consolidando e ganhou força, especialmente, após a pandemia da Covid-19, reconhece a interconexão entre pessoas e os demais seres vivos em seu ambiente compartilhados.
Trata-se de integrar esforços nos níveis local, regional, nacional e global para alcançar resultados de saúde ideais: antecipar, prevenir, detectar e controlar doenças que se propagam entre animais e humanos, combater a resistência de microrganismos, garantir a segurança alimentar, prevenir ameaças à saúde humana e animal relacionadas ao meio ambiente, entre outros desafios.
Quais são os três pilares da saúde única?
Como falado acima, a Saúde Única integra três pilares indissociáveis: humano, animal e ambiental, que estão em constante interação.
O conceito One Health inspira o patrocínio da Alliança Saúde à ONG Zoé.
Nosso propósito de cuidar de quem cuida da Floresta Amazônica ganhou eco no propósito das iniciativas ESG da Alliança, de cuidar de quem cuida do planeta.
Para saber mais sobre a Alliança, acesse: allianca.com.